31 de agosto de 2009

> Um Homem de Bem

Numa cidade de Minas Gerais, nascia em 11.01.1953 um menino, miúdo e doentinho, e que avisaram a sua mãe que não sobreviveria. Mas mãe, é uma santa, dedicou-se e se recusava a perdê-lo, e tanto fez, que se tornou um homem de bem, honrado.

Mas, recuperado da saúde e já grandinho, aprendeu que precisava ajudar a família e trabalhava na roça de sol a sol. Sua brincadeiras, eram no meio do mato, nos rios e cachoeiras. Não conhecia as cidades grandes e poluídas de sujeira e de pessoas mal intencionadas. Casou-se cedo contra a vontade de sua mãezinha, pois tinha apenas 17 anos.


Partiu para São Paulo, viera tentar a vida, que não foi nada fácil, constatou que era bem diferente dos seus sonhos jovem. Precisou trabalhar muito para sustentar a esposa e filho que viera a nascer tempo depois.


Passou por muitas dificuldades, e como todo jovem do interior, caiu na armadilha dos "amigos da onça", e esse seu casamento terminou para sua amargura.


Depois casou-se novamente, tem tres filhos lindos, bem educados, e uma esposa dedicada, trabalhadora, excelente dona de casa.


Ele hoje é um trabalhador responsável, um batalhador, muito inteligente, escritor de livro de poemas e poesias que ainda não conseguiu publicar.


Por ser uma amiga sincera dessa pessoa que conheco e sobre a qual escrevo, peço a quem passar por aqui, e se interessar em publicar livros, que entre em contanto através do quadro de comentários desse blog.


Gostaria muito que realizasse seu sonho, porque merece. Deixo aqui o meu mais sincero abraço a ele, pois, sei que vai ler, e saber que se trata da história resumida da vida dele.

27 de agosto de 2009

> Férias

Comunico aos leitores deste espaço, que ficarei alguns dias sem fazer novas postagens, por motivo de férias e tratamento de saúde.

Até a volta, se Deus quiser

23 de agosto de 2009

> Idolos

Assistindo um programa de televisão, vi uma entrevista com o Ronaldinho, o fenômeno. Acho que nós brasileiros somos um tanto bobos, porque esse senhor fenômeno, era um menino pobre, com dentes tortos, que teve a sorte de ser requisitado por um clube, fez um teste e passou.
Jogou bem futebol durante algum tempo, e ficou RICO, enquanto os pobres continuaram aplaudindo, brigando em campo, e o dinheiro indo pra conta bancária dele.
Casou várias vezes, gastou fortunas em festas e jantares que daria para alimentar uma favela inteira do Rio de Janeiro, ou qualquer outro Estado.
Hoje depois de se envolver em escândalos, se dá ao luxo de não conceder entrevista sobre sua vida particular, tipo, se está casado ou não, se fez lipo, como está vivendo com quem e onde, etc.
Que é isso, um DEUS ONIPOTENTE?
Ronaldinho, é apenas um ídolo passageiro como foram os outros que acabaram esquecidos e pobres de tanto esbanjar dinheiro em porcarias.
Daqui alguns anos quando estiver velho e feio, e provavelmente bem menos RICO, vai implorar para ser intrevistado na televisão, e aí ninguém vai querer saber de mais nada, a fila andou....

22 de agosto de 2009

> Quem sou?

Nessa madrugada, ouvindo uma música e sózinha, diante dessa máquina que não me dá respostas, procuro em mim respostas que eu sou incapaz nesse momento de discernir o que é certo, do que é errado. Trabalhei no meu emprego alternativo, o dia todo, e depois de muita exaustão, chego em casa, e está vazia. Quem deveria estar aqui, não me esperou, sumiu.

Eu vivi com pessoas e numa época em que umas se preocupavam com outras pessoas, eu aprendi que para sair de casa, deve-se deixar um recado, nem que seja no espelho do banheiro ou no azulejo da pia da cozinha.
Mas não é isso que fizeram comigo, simplesmente saiu, sem dizer nada, e eu que me dane com minhas preocupações, compromissos e tudo mais.
O que mais posso esperar das pessoas na vida?

Desde muito jovem passei todos os dias da minha vida dedicados a alguém ou alguma coisa, e percebo que nada recebi em troca, de ninguém. Hoje, não tenho ninguém, nem pai/mãe, sogro/sogra, parentes mais próximos, me sobrou uma irmã ausente, que só se preocupa com o umbigo dela.

Tenho um filho que amo de paixão, mas está casado com uma mulher maravilhosa, linda, inteligente, e não serei eu, a meter na vida dos dois, pois, quero que tenham sossego e liberdade de vida, qualidade de vida, só me faltava essa, grudar na vida de um casal, ainda mais sendo meu filho.

Quem deveria estar comigo, não está. Deve ter ido curtir solidão em algum lugar, para depois me aparecer de vítima.

Sabe pessoa que convive com a gente, precisa entender que o trabalho é um bem necessário, e ainda bem que tenho dois empregos, pelo menos dou conta de me sutentar e pagar minhas contas, sem precisar que alguém bata na minha porta. Meu lema é trabalho: aprendi isso com meu pai que me colocou para trabalhar com 12 anos, me ensinou a viver, escolher, saber comprar, não se deixar enganar.

Isso ensinei para meu filho também. Mas só pude ter um filho. Foi esse o presente que Deus me deu, aliás, deu um outro, em outubro de 1982. Vou contar para voces: eu morava numa bela casa na cidade de JUNDIAI SP, e certa noite de sabádo, eu grávida de 7 meses do meu querido filho, tive a maior surpresa da minha vida.

Nós tínhamos uma cachorra pastora belga, e a mesma veio me buscar na cozinha, era hora do jantar, chorando e me puxando para fóra.

Grande surpresa! do lado de dentro do meu portão, havia uma sacola, e dentro dela uma criança recém nascida! Oh meu Deus, trouxe para dentro, chamei meu marido, constatamos ser um menino, e fomos para delegacia, e depois de tudo devidamente registrado em Boletim de Ocorrencia, levamos o menino com autorização de guarda provisória.

E conosco ficou até dezembro, mes em que nasceu meu filho, quando então recebemos a visita de uma assistente social, trazendo a notícia de que a criança encontrara pais adotivos, porém, a prioridade era nossa. Que drama! Meu filhinho nasceu chorão, fraquinho, me dava trabalho, era alergico a leite, e eu não tinha nas mamas, também não contava com ajuda de ninguém, minha mãe já havia falecido.

Com muita dor no coração, tive que entregar o SAMUEL o nosso menino de coração, tive medo de não dar conta dos dois nenens. Foi a maior crueldade de minha vida comigo mesma, nunca imaginei que amava tanto aquela criaturinha, e criei meu filho sózinho, não pude ter outros filhos.


Sei que SAMUEL foi adotado por um casal de professores, e hoje deve estar muito bem criado e educado. Mas a dor não passa, e a emoção se apodera de mim quando lembro dele, esse foi o presente que Deus me ofereceu, e eu não quis, não entendi...


Como é difícil a linguagem de DEUS, eu não estava preparada como estou hoje para entendê-la, que pena! Ganhar um filho numa sacola, num sábado a noite, sem pedir nem esperar, é como ganhar uma grande soma na loteria...

20 de agosto de 2009

> A essencia do ser

Quando voce quer um perfume, certamente escolhe um aroma que lhe agrada, cítrico, adocicado, amadeirado, masculino ou feminino.

Assim acontece com as pessoas, cada uma tem suas características de personalidade, princípios, ou caráter. E nem sempre é tão fácil escolher um" aroma humano", ou seja, uma pessoa que reune caratecríticas que voce imagina em alguém para estar ao seu lado.

Claro, perfeição não existe, pessoas convivem cada uma com suas falhas e qualidades, e via de regra, a qualidade fica assombreada por trás de falhas, porque nós, seres imperfeitos, falhamos a toda hora, escondendo as nossas virtudes ( as vezes só umazinha).

Nesse momentos, o correto seria gritar mais alto o bom-senso, a tolerancia, e relevar a falha do outro, até mesmo involuntáriamente.
Mas não é bem assim, os que se acham perfeitos, e querem tudo feito a seu modo, sempre o que é dos outros não serve.

Dia destes me espantei com a declaração de certa pessoa, ao me dizer que "todo poeta é um sonhador, uma pessoa que incorpora um personagem, imagina uma história e situação, e daí surgem cronicas e poesias, não é o sentimento próprio que está colocando nas palavras".

Ah! que eu fiquei pra lá de decepcionada, porque gosto de poemas e poesias, e leio muitos deles, mas não me passava pela cabeça que eu lia "estórias ilusórias". Ingenuidade a minha, pensar que nas belas palavras há sentimentos magnifícos. Então eu leio mentiras!!

Pensei comigo: E a essencia do ser?
Onde está? Não existe mais sentimentos?
Que foi feito do amor? da paixão? e dos relacionamentos amorosos? Estarei louca?
Acabaram-se todos? Consumiram-se na gripe H1?
Em que mais acreditarei então, se o amor é um sentimento inerente dos seres humanos?
O amor acabou! sumiu! se escafedeu... Acho que tive um pesadelo.

Até os animais se amam, e nos amam!!!

15 de agosto de 2009

> Torre de Babel

Os detentores do poder se reunem para se debruçarem sobre gráficos e estratégias que lhes permitam a continuidade do PODER, garantido-lhes estabilidade, muito dinheiro, status. São homens públicos, que deveriam estar se reunindo para juntos encontrarem uma equação, na qual cada cidadão tenha os seus direitos garantidos e respeitados.

Vejamos: A Saúde Pública é um caos, diante dessa pandemia H1, muitas pessoas que ficaram o ano todo esperando uma cirurgia previamente agendada, recebe um telefonema que a mesma foi cancelada. Simplesmente os hospitais públicos não tem leito suficiente para atender a demanda.

Nosso país não tem estrutura para cuidar de seus doentes, a não ser uma doença de cada vez...

Os hospitais são construídos rapidamente para serem inaugurados em épocas de eleição, sem infra-estrutura adequada e suficiente.

O hospital público de nossa cidade, está equipado com os mais modernos equipamentos para exames de alta complexidade, trabalha com muita eficiencia em politraumatismos, porém, os recursos humanos são insuficientes, há uma grande demanda de pacientes das cidades vizinhas.

A Educação nas Escolas Públicas é uma grande diversão, pois, no Governo anterior, implantou-se "esvaziamento de classes", os alunos mudam de série, tendo aprendido ou não, a avaliação do aproveitamento é precária. Hoje a maioria dos adolescentes escrevem mal, não aprendem nada de ciencias exatas, e não conseguem lá na frente, serem aprovados em vestibulares de Faculdades Públicas.

É nesse sistema de equacionar vantagens para os favorecidos, que se destaca a ascenção de poucos, e a falencia de milhões de trabalhadores desvalorizados, que assistem a diversão política de nossos ilustres eleitos por esse povo.

Estamos assistindo a uma nova Torre de Babel, que segundo a história a primeira não deu certo, ninguém se entendia, e esta nova em andamento irá de esvair em xingamentos, acusações, jogando lixo debaixo do tapete.


Texto: autoria de Sonia Pachelle

14 de agosto de 2009

>O Aborto II

Conheça isto: Vemos que desde o momento da fecundação temos um ser humano próprio. Somente lhe falta desenvolvimento, crescimento. Ninguém pode dispor de sua vida sem cometer um crime. Abortaria uma mãe se tivesse consciencia de que isto é um crime? Sem dúvida há mães que o fazem e médicos que o aconselham; vejam como:
METÓDO DE SUCÇÃO: Com uma potente aspiradora, a criança é arrancada do ventre materno e introduzida em um frasco, convertendo-se em uma mistura sanguinolenta de tecidos o ossinhos.

EMBRIOTOMIA: O médico corta e arranca do útero materno o bebe indefeso. Como podemos qualificar a um médico que procede assim?

CIRURGIA: O médico abre o abdomen da mãe, arranca a criança viva que servirá para experiencias ou morrerá afogada em água.

SOLUÇÃO DE SAL: Injeta-se uma solução salina no saco embrionário; depois de uma AGONIA de 2 a 3 horas, a criança morrerá QUEIMADA.

Uma enfermeira de um hospital ingles descreve sua experiencia: "Está diante de mim um ser pequenino e impotente, ainda ligado à mãe pelo cordão umbilical. Era um menino de pele rosada, bem formado; gemia, e quando o toquei, agitou as mãozinhas. É uma cena que desafia os instintos maternais de qualquer mulher, e eu, como enfermeira, notei que meus sentimentos se rebelavam. Sem dúvida, aquele pequeno ser, em lugar de ir para os braços de sua mãe para ser acariciado e amado, era jogado em um balde metálico, dando com isto fim a uma vida que não se teve tempo de começar'.

Agora palavras pronunciadas pela Madre Terza de Calcutá, ao receber o premio Nobel da Paz:

O aborto: "O maior destruidor da paz é o aborto, porque é uma guerra direta, uma matança direta: é um assassinado praticado pela própria mãe".

Deus nos diz tão claramente: "Ainda que a mãe pudesse esquecer seu filho, eu não te esquecerei, porque te tenho gravada na palma de minha mão.

Vejam que Amarga Confissão: Sou mulher como voces o são, e o desconhecimento das leis da vida, me levou a cometer um dos erros mais desgraçados que uma mulher pode cometer. Quando os conhecimentos que a ciencia proporciona vieram trazer a luz em minha vida, horrorizei-me comigo mesma: acabei de dar conta de que não haviam informado a verdade, quando me disseram que somente um conjunto de células seria extirpado, sem que tivesse nenhuma consequencia, nem material e/ou psíquica no curso da vida. Jamais se apresse a tomar uma decisão como eu, porque não a esquecerá nunca.


Campanha pelo direito de viver

12 de agosto de 2009

> Sarna ou Escabiose

Afecção da pele, causada por um ácaro, pode constituir o foco inicial de doenças graves, como glomerulonefrite, que costuma aparecer depois de uma infecção, geralmente causada por estreptococcus.

Glomérulos são pequenos aglomerados anatômicos dos rins, por onde passa o sangue para filtrar e liberar as toxinas presentes no organismo, sob a forma de urina.

Retornando a SARNA, também conhecida como ESCABIOSE que deriva do nome científico do agente causador "Sarcotes scabiei", um ácaro minúsculo de grande capacidade de reprodução.

As lesões se localizam em várias partes do corpo: axilas, abdome, auréolas mamária, glúteos, punhos, região pubiana e interdigital das mãos.

Em crianças pode atingir pescoço e face. O sintoma mais comum é o prurido(coceira), que se manifesta um mes depois da infestação em pessoas que nunca tiveram, e imediatamente as que já sofreram dessa doença.

Na estrutura de propagação dos ácaros, a fêmea desempenha papel preponderante. O macho morre logo após a cópula( coitado!!), e a fêmea fedundada procura um lugar para a postura dos ovos.

Ela se esconde debaixo da pele humana nos lugares mais delicados ou onde apresenta dobras(espertinha!!). No final de mais ou menos 10 dias a fêmea morre (depois de tanto trabalho...) e tres dias após a postura os ovos libertam-se, perfuram a parede do túnel e emergem a superfície da pele.

É aí que se abre uma porta de entrada de infecções bacterianas. O contágio se dá quando a fêmea fecundada passa de um indíviduo infestado para um são. Medidas higienicas como banho morno facilita a ruptuta das vesículas e dos tuneis.

Dessa maneira as larvas e os ovos ficam expostos a medicação que consiste em aplicações locais.

As roupas devem ser passadas a ferro bem quente para evitar recidiva. Deve-se adotar medidas de higiene e limpeza também nos animais e locais onde os mesmo frequentam para evitar infestação.

Esse texto é apenas uma contribuição para as pessoas que gostam de medidas preventivas, e que possam orientar outras que não tem oportunidade de saber ou ler. Afinal nesse país maravilhoso a informação é dada boca-a-boca, porque o Sistema de Saúde está doente.

Muitíssimo Obrigado! Abraços a todos!

11 de agosto de 2009

> Aborto Um ser encurralado e morto





No filme "O grito Silencioso" apresentado pelo Dr.E.Nathanson, famoso médico ex-abortista norte americano, é mostrado, mediante uma ecografia realizada na mãe no momento de abortar, o que sucede com esse que-apenas agora se sabe com certeza científica- já tem todas as características próprias da vida humana: capacidade sensitiva a dor, ao medo e apêgo à vida. Ao vê-lo, torna-se uma obrigação social divulgá-lo, porque todos (sobretudo as mães) tem o direito de saber o que realmente sucede em um aborto.

Em instantes prévios à operação abortiva, se vê o feto(neste caso verídico, de 12 semanas) com movimentos calmos, colocando o polegar na boca de vez em quando, totalmente tranquilo nesse ambiente de paz, como é o claustro materno. Ao introduzir o abortista no útero o primeiro elemento metálico procurando a bolsa aminiótica para seu rompimento, o novo ser perde estado de tranquilidade. Seu coração se acelera enquanto tenta movimentos nervosos de mudança de lugar. A bolsa é rota e se introduz o instrumento de aspiração.

É notório que nenhum dos elementos metálicos tocou ainda no feto e, no entanto ele pressente algo de anormal e terrível próximo a lhe suceder, porque agora muda de lugar em um ritmo enlouquecido para os lados e para cima, em um desesperado intento de escapar. Seu ritmo cardíaco se eleva mais ainda. Quando o metal já está quase a tocá-lo, encolhe todo o seu corpinho até o limite superior do útero e sua boca se abre desmessuradamente.

Aqui é alcançado pela aspiradora, que desde suas extremidades inferiores o vai succionando e até o destroçando, até ficar somente a cabeça, que não passa pelo conduto de aspiração. Esta é triturada, então, com uma especie de tenaz que vai retirando os pedaços do que foi um ser humamo aterrorizado, que ainda desde tamanha desigualdade de condições, fez o impossível para não morrer e, no instante final, abrindo sua boca ao máximo, como um último intento de expressão humana - ainda desconhecida e prematura, porém sem dúvidas com o instinto de sua natureza - pedir auxílio... A quem?

Eu, pessoa humana, que ascendi a maravilhosa realidade da vida posso gritar e expressar minha vontade, empresto hoje minha voz a todos esses seres humanos que, ao serem abortados, quiseram gritar solicitando a vida, abrindo a boca, porém ... ainda não tinham voz! Não é uma atitude pessoal subjetiva, investiguem voces. É científica e humanamente real.Em nome de todos esses inocentes, eu peço a quem competir que prejete este filme nos últimos anos secudários de todos os colégios de mulheres e homens, nas universidades, etc a fim de que se faça conhecer por todos os meios isto que faz a própria essência da pessoa humana; seu inalienável direito à vida.

Texto transcrito do livro Campanha pelo direito de Viver
Texte assinado por Graciele Fernández Raineri

9 de agosto de 2009

> O Descaso Familiar com os Idosos

Eu já escrevi aqui sobre idosos nos asilos, e tenho em meu pensamento que somos responsáveis pelos nossos idosos, tanto quanto foram por nós, na nossa infancia.

Há muito tempo trabalho na área de saúde pública municipal, e a cada dia me decepciono com a atitude de filhos em relação aos pais. Uma pessoa, filha de senhora idosa, 78 anos, com quadro de Hipertensão arterial descompensada, e crise de depressão por solidão, me pediu por telefone que recebesse a mãe dela no Centro de Saúde, e verificasse de que tratamento está precisando. A senhorinha estava a minha espera pontualmente as 7hs da manhã, porém, sem que eu soubesse, porque trabalho em outro setor, dos quatro médicos clínicos gerais generalistas (ganham muito bem) simplesmente nenhum estava atendendo.

Pedi a uma colega enfermeira então que fizesse o acolhimento da paciente, e constatou-se que a mesma por esquecimento não compareceu a consulta com CARDIOLOGISTA no mes de abril porque esqueceu. Sua pressão arterial estava alterada. O medicamento anti-depressivo já havia terminado há vários dias, então, como não tem médico, a medida correta é encaminhar ao Pronto Socorro do Idoso.Um familiar tem que acompanhar.

Daí começa a maratona de caça a família: filha não atende telefone, irmã idem, que fazer? Por ordem da coordenação levar paciente para casa e esclarecer a família. Bom até aí, fácil! Meu carro está aí no estacionamento, vamos levá-la, nao me custa nada, poderia ser minha mãe!

Porém, casa da filha está fechada, não tem ninguém, casa da irmã, não tem ninguém, isso as 9hs da manhã, então, paciente chora e diz que fica na casa da irmã, pois, mora de favor numa casinha dos fundos.

Retorno a Unidade, e recomeço a caçada sem sucesso, mas, as 20hs consegui falar com a filha, expliquei a situação, e para minha surpresa, ela se prontificou a falar com o marido dela: se ele não estivesse ocupado, levaria a mãe dela ao Pronto Socorro.

Senti vergonha do ser humano, bicho não abandona sua cria.

O que estou pensando agora, é que essa filha se acha eterna, imutável, inatíngivel, cheia de uma jovialidade que vai durar para sempre. Coitada!

Eu conheço essa idosa há muitos anos, sempre trabalhou e ajudou muitos as pessoas que conhecia e que dela precisasse. Sei que essa filha, a chama toda semana para passar roupa para a família dela, e faz a mãe ir de um bairro para outro caminhando, sendo que tem um carro na garage.

Que se faz com uma peste dessa?

Desculpem, mas fico inconformada.

> Pai,meu Herói, meu Amigo



Hoje se comemora o "Dia dos Pais", que são todos os dias! Hoje meu pai está casado pelo segunda vez há uns 30 anos mais ou menos, desde que minha mãe faleceu. Graças a Deus casou com uma boa mulher, que cuida dele, aliás, um do outro.

Lembro-me quando criança, para onde meu pai ía leva-me com ele, dizia que era para aprender e ficar esperta quando precisasse fazer sózinha: e assim aprendi muito, a escolher, discernir o que é melhor, pechinchar preços, e a fazer algumas tarefas domésticas que geralmente são homens quem as faz.

Se não fosse por ele, que me fez estudar, e virar gente, não sei o que seria de minha vida hoje, se bem que parte dos meus estudos fui fazer mais tarde depois de casada.Mas com ele aprendi muito , sempre tive os melhores empregos, era até invejada pelas colegas, pois, tornei-me independente.

Aprendi que não se pede nada a ninguém, vamos a luta, podemos conseguir o que queremos sim, com muita boa vontade e persistencia, e assim sou independente até hoje.

Se foi bom ou ruim nem sei mesmo, porque conheço mulheres também independentes que apesar disso, sugam seus maridos, enlouquecendo-os com contas altíssimas em cartão de crédito.

Meu pai sempre foi muito trabalhador, dois empregos era pouco para ele, mas sobrava tempo para brincar comigo, e tinha que ser a noite, madrugada a fóra, pois nunca tive muito sono nesse horário. Coitado dele, dormia estirado no chão mesmo, e eu subia em cima dele, puxava-lhe as orelhas, tentava arrancar-lhe um dente, para acordá-lo. Depois de muitas tentativas desistia e dormia alí ao seu lado também.

Sinto muito sua falta, reside em outra cidade e não é sempre que posso visitá-lo.


Hoje que é um dia especial, quero agradecer a Deus ter me dado como filha a um pai tão lindo e saudável, e que amo muito. Parabéns meu querido pai. Parabens a todos os pais que me visitam nessse espaço. Abraços.

6 de agosto de 2009

> Perfil de um amigo


"Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito"

Se há quem pense que a amizade sincera é um sentimento que não existe ou apenas passageira, e precisa ser procurado como um grão de areia, está certo, amigo de verdade é muito raro, e quando se encontra é preciso cultivar, como uma delicada plantinha, todos os dias.

No decorrer da minha vida, muitas vezes me surpreendi acolhendo pessoas, acreditando em amizade sincera, porém, o tempo se encarregava de mostrar que a amiga(o) era "condicional", e afastava os rumos e caminhos, aquela(e) nem sempre se mostrava um verdadeiro amigo.

Minha família sempre foi muito pequena, pais, e uma irmã, que depois de casada ficou distante e ausente, cada um tomou seu rumo após a morte precoce de minha querida mãe, a quem eu amo de paixão. Era linda e feliz.

Depois de muitos tropeços naturais na vida, os quais não descrevo porque não é o objetivo no momento, encontrava-me sózinha no meio da multidão, muitos "amigos da onça enfim completamente só.

Mas, como nesse mundo de Deus" nada acontece por acaso", e numa dessas voltas que ele dá deparei-me de repente com uma pessoa que conheci num evento de meu trabalho no serviço público de Saúde em minha cidade.

A primeira vista, não notei nenhuma diferença entre as outras pessoas envolvidas no mesmo trabalho, mas com o passar dos dias, percebi que por mais complicado e difícil se tornava o cumprimento das obrigações , havia uma pessoa, que sempre estava sorrindo e bem humorado, demonstrando prazer em fazer o trabalho que lhe deram.

Todos os dias, pontualmente as 6:30 da manhã, lá estava ele, pronto e disposto a cumprir com o nosso objetivo difícil e sacrificado para mim, era tranquilo e prazeroso a ele.

Pensava comigo: " que pessoa interessante, conversa tão bem, é inteligente, e nada sei sobre ele"; certamente muitas outras vezes devo ter encontrado com ele em outros trabalhos, mas não havia notado e nem me chamado atenção, por ser uma pessoa extremamente discreta.

Resolvi então, que deveria procurar conhecer melhor essa pessoa tão simpática e que me chamava tanto a atenção, e comecei por convidá-lo a tomar um lanche em minha casa, e para minha surpresa, ele aceitou. Graças a Deus.
Ele é sem dúvida a melhor pessoa que conheci na minha vida, capaz de ser sincero sem disfarçar, mentir, ou tentar tapar o sol com a peneira. Isso eu descobri e tive certeza depois de lhe fazer uma pergunta indiscreta e pessoal, e ele teve a honradez de me responder com toda sinceridade que jamais eu esperaria, uma vez que eu sabia qual deveria ser a resposta correta.

A partir desse momento, eu descobri o meu melhor amigo de verdade, aquele que tem a coragem de me dizer que errei, porque, quando, e ainda me mostra os meus defeitos tortuosos e insuportáveis, mas não se afasta de mim, mesmo magoado, pagando pelo que não fez, através de minha irritabilidade, impaciencia, estresse, que a vida e o tempo pregou na minha vida, me transformando nessa pessoa torta de humor que eu sou.

Tenho que reconhecer que esse é meu amigo , porque mesmo sofrendo calado fica ao meu lado, aceita meu pedidos de desculpas, me oferece o ombro para chorar as minhas tristezas e inseguranças.

Ele é uma pessoa maravilhosa, desprovido de interesses materiais, e sempre disposto a entender essa minha vida complicada pelo tempo.

Resolvi hoje que deveria escrever essas coisas, que ele já sabe, mas gostaria que as pessoas soubessem também, pois, nos últimos meses tenho vivido com a segurança de ter alguém para dividir, somar quando é possível, e aproveitar esse restinho de vida, para desfrutar de alguns momentos de traquilidade.

Por questões éticas, não vou aqui mencionar o nome dessa criatura que mudou a minha vida, mas ele sabe que escrevo sobre ele. Merece todo meu respeito e consideração.

Para voce meu amigo, aquele abraço fraterno e amoroso de sempre, e para eternidade.

Creio que por questões de reconhecimento e justiça devo dizer sim que meu amigo do coração é o J. Araújo, que muito de vocês conhecem

4 de agosto de 2009

> Filhos - Amor e Dedicação para sempre

Quando meu filho nasceu com cesária programada para dezembro de 1982, exatamete dia 02, foi só alegria e a expectativa de um bebe de 4370 gramas, de 52 cm de altura. Dois dias depois estávamos em casa, mesmo carregado em meu ventre por 9 meses, era um novo ser, uma criaturinha que eu começaria a conhecer.
Foram difíceis os primeiros dias, eu não contava com ajuda de mãe e sogra porque já não as tinha mais, por isso "me virei nos 30"; não tinha nem noção de como cuidar de uma criança, pois ainda muito cedo me dediquei a trabalhar para ajudar meus pais, resumindo não aprendi nada de dona de casa, mãe, e tudo era muito confuso.
Enfim o tempo não, pára, ele cresceu e transcorreu tudo dentro da normalidade esperada para cada idade/fase, tanto físico como psicológico.
Aos 08 anos o pai dele faleceu, e daí em diante eu assumi literalmente o papel de pai e mãe, fiquei sózinha com ele, não tinha familiares, como não os tenho até hoje. A mãe mimava, o pai corrigia, e ambos ensinavam: ser correto, educado, amoroso, e de carácter íntegro.
O tempo passou, tudo aconteceu como se esperava, até a maioridade.
Começou a trabalhar muito cedo, e sempre contribuía muito para manutenção da casa, e nos finais de semana me ajudava muito nos afazeres dométicos.
Hoje, homen feito com 26 anos, responsável, casado, é um filho extremamente dedicado, amoroso, incapaz de uma grosseria qualquer, e muitas vezes eu até fico constrangida com tanta preocupação que tem comigo, desnecessariamente, porque sempre fui muito sózinha e me acostumei com isso.
Todos os dias esse filho maravilhoso que Deus me deu pela benção do Espírito Santo de Deus, vem a minha casa, para me abraçar, beijar e dedicar alguns minutos do seu tempo para ouvir sua mãe já tão cansada.
É extremo com a preocupação de que nada me falte, embora saiba que tenho um bom empregograças a Deus. Por isso todos os dias, eu me lembro de pedir a Deus que abençõe a vida dele, dando-lhe filhos maravilhosos como ele, pois, acredito que muitas mães gostariam de ter um filho tão agradecido e correto como o meu.
Hoje posso afirmar que sou muitíssimo feliz e orgulhosa por ter um filho tão legal.
" Essa é uma história real, apenas os detalhes são os sonhos que eu quis para minha vida"